Dessa vez entrevistei a maravilhosa escritora Sabrina Abreu e você confere abaixo a entrevista:
Bem Sabrina, primeiramente obrigada por aceitar o convite da entrevista, vamos lá ?
Bia: Quando/Como começou a carreira de escritora ?
Sabrina: Fiz faculdade de jornalismo, porque queria ser escritora. Durante os quatro anos do curso, acabei gostando muito do jornalismo também e dei prioridade a isso. Entre 2007 e 2008 morei em Israel (país que amo muito). De lá, escrevi matérias para diferentes revistas brasileiras, mas percebi que, quando eu gostava demais de uma história ou de um personagem, o formato jornalístico dificilmente me deixava satisfeita. Surgiu o desejo de escrever um livro sobre o país e ele foi publicado em 2009 pela editora Leitura: "Meu Israel – Viagem ao País onde Céu e Terra se Encontram".
Bia: De quem veio a ideia de fazer um livro sobre a cantora Lu Alone?
Sabrina: Em 2001, entreguei o original de meu segundo livro, "Estados Unidos: Viagens", para a mesma editora. No dia que fui até lá conversar sobre esse material e seu lançamento, fui surpreendida por uma proposta: o pessoal da Leitura queria que alguém escrevesse um livro voltado para os adolescentes. E pensaram em mim para escrevê-lo. À princípio, não me imaginei fazendo isso, porque tinha outras ideias de livros encaminhadas e, também, porque nunca tinha tido uma experiência com os leitores dessa faixa-etária. De todo jeito, fiquei com o convite na minha cabeça, porque poderia ser uma oportunidade bacana. Enfim, uma tarde, na redação da revista que eu edito, recebemos a visita da Lu Alone – que, até então, não conhecia pessoalmente. Vendo a Lu na minha frente, tive a ideia do livro. Como ela e a editora gostaram do projeto, o levamos em frente.
Bia: Se pudesse descrever seu trabalho em uma palavra, seria ...
Sabrina: Em uma palavra só é difícil, né? Mas acho que poderia ser "presente". Por um lado, um presente que eu recebi: fazer o que eu mais gosto todos os dias. E, ao mesmo tempo, quando estou escrevendo, quero fazer isso como um presente meu para o leitor. Espero estar conseguindo.
- Bia: Quem te inspirou para ser escritora ?Sabrina: De algum jeito, todos os escritores maravilhosos que são minha companhia desde criança foram inspirações. Sempre gostei muito de livros, então, poderia citar o nome de muitos autores que me inspiraram. Mas um é especial: Fernando Sabino. Ele nasceu em BH e tem uma obra maravilhosa ("O Encontro Marcado" é o principal livro dele), ao mesmo tempo em que curtiu a vida (muita gente tem a imagem do escritor como um ser recluso, solitário, mas ele não era assim), tinha muitos amigos, morou no Rio e em NYC, entrevistou Salvador Dalí e Carlos Drummond... Quanto mais eu lia os textos do Sabino e sabia sobre a vida dele, mais tinha vontade de viver escrevendo, viajando, entrevistando. O fato de eu ter nascido na mesma cidade dele também causou um impacto em mim – de um jeito que nem eu mesma consigo entender!Bia: Uma frase :
Sabrina: "Tu nos destes tantas coisas, dê-nos mais uma: um coração grato."
Bia: Um sonho :Sabrina: Publicar livros de ficção.Bia: Um amor :Sabrina: Amores vários, amor em tudo. Só o amor faz um trabalho, um relacionamento ou um dia qualquer de janeiro valer a pena.Bia: Qual é sua viagem dos sonhos ?Sabrina: Sempre é Israel. Toda vez que saio de lá, já tenho vontade de voltar.Bia: Quer deixar uma dica para as pessoas que leram essa entrevista ?Sabrina: Não que eu seja uma especialista e possa dar dicas. Mas, acho que: se alguém tem vontade de escrever profissionalmente, precisa ler coisas boas. Ler muitos livros bons e escrever regularmente. Depois, reler e reescrever, sem preguiça. Não chega a ser uma fórmula para escrever bem, mas, com certeza, é um exercício para não escrever mal. - --------------------------------------------------------------------------------------------Bem, espero que tenham gostado e nunca esqueçam de que se forem usar, usem créditos !